Outros eventos

Os PROF’s e os desafios do ordenamento e gestão

13 a 13 de Maio

Os PROF’s e os desafios do ordenamento e gestão florestal em Portugal

Após um processo longo, muito discutido e nem sempre consensual, os novos Programas Regionais de Ordenamento Florestal (PROF) estão em vigor desde 11 de fevereiro de 2019.

 A entrada em vigor dos novos PROFs tem implicações diretas nos outros instrumentos de desenvolvimento territorial, nomeadamente com os Planos Diretores Municipais que se devem adaptar ao conteúdo dos PROFs até final de 2020, com impactos diretos nos proprietários florestais privados obrigando-os ao cumprimento de um conjunto de normas e diretrizes técnicas a implementar na sua gestão florestal.

A relevância dos PROF’s no ordenamento e gestão da floresta é evidente. No entanto, surgem dúvidas sobre a adequabilidade das metas propostas e a forma como serão implementados em cada região, como será feita a sua articulação com os outros instrumentos de ordenamento do território e qual o real impacto que terão na futura floresta portuguesa.

Com este seminário a Sociedade Portuguesa de Ciências Florestais pretende trazer à discussão estes e outros assuntos relacionados com as implicações dos PROF’s na floresta nacional contando para isso, personalidades publicamente reconhecidas e envolvidas nesta temática.