Nos dias 25 e 26 de Outubro de 2014 decorreu o Simpósio Internacional "Ciências e Artes do Fogo", em Castelo de Vide. Esta iniciativa marca o futuro Centro Internacional das Ciências e Artes do Fogo (CICAF), um projecto para 2015 com sede na Igreja de Santo Amaro.

     

     

O dia 25 foi dedicado à história da floresta e do fogo nos Estados Unidos da América e na Europa (nomeadamente no Mediterrâneo) e à apresentação do CICAF e das suas valências. O CICAF tem como objectivo reunir as componentes científica, cultural e artística do fogo, caracterizando-se na sua essência como um espaço de promoção de experiências, simpósios, conferências, workshops, exposições, formação, programas de educação, onde ciência e arte andam de mãos dadas.

No dia 26, a aposta foi numa visita guiada ao Parque Natural de São Mamede, onde os participantes tiveram oportunidade de conhecer a diversidade da paisagem, a biodiversidade das espécies e a protecção contra incêndios através do uso do fogo controlado.

Este Simpósio foi iniciativa promovida pelo Centro de Ecologia Aplicada Prof. Baeta Neves (CEABN InBio), do Instituto Superior de Agronomia (ISA), pela Câmara Municipal de Castelo de Vide e pela Sociedade Portuguesa de Ciências Florestais (SPCF) onde se procurou demonstrar a potencialidade do CICAF para a região do Alentejo como também para o país. O próximo passo é o enquadrar o investimento de um milhão e meio de euros no "Horizonte 2020-Programa-Quadro Comunitário de Investigação & Inovação" como prioritário de modo a iniciar o processo de recuperação da Igreja de Santo Amaro.